Da história dos automóveis no Brasil, o capítulo referente ao Opala é dos mais interessantes e surpreendentes. Fabricado por aqui de 1968 até 1992 pela General Motors, sob a marca da Chevrolet, é o carro que teve uma das sobrevidas mais longas – 24 anos de fabricação –, e, apesar de haver atravessado um dos períodos mais difíceis para o país, econômica e politicamente, alcançou a impressionante vendagem de aproximadamente 1 milhão de unidades. Opala, o carro que conquistou o Brasil, é uma homenagem a todos aqueles que apreciam e também aos que se dedicam à preservação do grande número de unidades que ainda existem desse automóvel. Ricamente ilustrada, trata-se de uma obra definitiva sobre aquele que foi e é um dos carros mais queridos do Brasil.
Rogério de Simone é bacharel em Biologia pela Universidade de Guarulhos, exercendo sua atividade profissional na área gráfica e editorial há mais de 30 anos. Apaixonado por automóveis desde criança, em 1986 criou e editou uma das primeiras revistas especializada em carros antigos do Brasil, a Automóveis Históricos, da qual também produzia a fotografia e a iconografia. Grande conhecedor do universo automobilístico e aficcionado por fotos de carros antigos, principalmente nacionais, possui um arquivo pessoal de mais de cem mil fotografias digitalizadas, que se juntam a um acervo de catálogos, manuais, informações e imagens sobre automóveis, resgatando dados que, de outra maneira, seriam perdidos ao longo do tempo.
Livros: Opala, o carro que conquistou o Brasil, Karmann Ghia, uma breve história, Simca, a história desde as origens, e DKW, a grande história da pequena maravilha.
Paulo Cesar Sandler
Paulo César Sandler é médico, com grau de mestre, e exerce clínica e pesquisa nas áreas de Psiquiatria e Psicanálise desde 1974, ligado à Faculdade de Saúde Pública e ao Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. É reconhecido conferencista e autor de várias obras, pesquisas originais e traduções, algumas premiadas tanto no Brasil quanto na Europa. Mas é sua paixão pela história automobilística que o fez mergulhar no mundo dos carros há mais de quatro décadas. Testemunha dos primórdios da indústria automobilística brasileira, foi redator, de 1963 a 1969, do suplemento infanto-juvenil da Folha de S. Paulo, a Folhinha de S. Paulo, escrevendo sobre automobilismo. A partir de 1968, produziu diversos artigos sobre a história do automóvel para revistas especializadas no Brasil e no exterior, dentre elas a Collectible Automobile. É o único brasileiro que é membro da Society of Automotive Historians, dos Estados Unidos.
Livros: Opala, o carro que conquistou o Brasil,Simca, a história desde as origens, DKW, a grande história da pequena maravilha.