Alex Atala
AutorAlex Atala é chef de cozinha e dono dos restaurantes Dalva e Dito e D.O.M. Em 2021 foi eleito o 8º melhor chefe do mundo pelo do “The Best Chef Awards”, sendo o brasileiro mais bem colocado na lista que anualmente elenca os 100 melhores profissionais da gastronomia mundial. Seu restaurante D.O.M já foi considerado o 6º melhor restaurante do mundo e o melhor da América do Sul pela World’s 50 Best Restaurants em 2013. Também neste ano, criou o Instituto ATÁ junto a uma equipe multidisciplinar que reúne fotógrafos, empresários, publicitários, um antropólogo e um jornalista. O projeto tem a proposta de aproximar o saber do comer, o comer do cozinhar, o cozinhar do produzir, o produzir da natureza, fortalecendo essa cadeia produtiva e valorizando os pequenos produtores em todo o País.
OBRAS DO AUTOR
-
Mandioca: Manihot utilissima Pohl
Principal representante da nossa tradição alimentar, a mandioca ganha neste livro todo o reconhecimento que merece pelas mãos do maior chef brasileiro: Alex Atala.
Não se trata de um livro exclusivamente de receitas: a obra traz material histórico, ilustrações, fotos de época, registros únicos de comunidades de Norte a Sul do Brasil em cujo cotidiano a mandioca é presença certa e inexorável. Ele reforça a importância da mulher em todo esse ciclo e traz os estudos que Alex Atala e sua equipe fizeram para transformar a mandioca em preparos únicos, servidos no menu do D.O.M.. Por fim, a obra reúne as receitas mais emblemáticas de alguns dos mais renomados chefs do país.
Este livro é um verdadeiro tratado sobre um dos alimentos mais populares do Brasil. A mandioca está presente de norte a sul do país, sendo cultivada tanto nas terras indígenas da Amazônia quanto no interior colonial catarinense. Faz parte da nossa história e geografia, da nossa economia e política, atravessando séculos de colonização e enfrentando a industrialização dos nossos tempos com ímpeto e resistência.
Reunindo pesquisadores, cronistas, cozinheiros, indigenistas e fotógrafos, Atala desenvolveu um projeto que valoriza a versatilidade da mandioca na culinária brasileira e mostra como, de norte a sul do país, a mandioca resiste e permanece como sustento e alimento para quem trabalhou e trabalha para fazer do Brasil uma nação. Partindo dos usos e costumes indígenas, o livro faz um panorama sobre as formas de plantio, cultivo, processamento e preparo da mandioca, mostrando que tanto a raiz quanto seus subprodutos continuam firmes e fortes na composição das refeições das famílias brasileiras, não importa onde estejam, dando o devido destaque para o papel da mulher em todo esse ciclo. Ao se desdobrar em farinhas finas, grossas, brancas, amarelas, gomas, polvilhos, cauins e tucupis, a mandioca povoa todas as mesas brasileiras, seja em casa, seja nos restaurantes mais refinados. Escrito a muitas mãos, o livro aborda todos os aspectos da tradicional cultura da mandioca em um projeto que valoriza a diversidade e a versatilidade dessa raiz, formando um registro único dos modos e costumes que fazem da mandioca a rainha do Brasil. O livro também descreve os estudos que Atala e sua equipe fizeram para transformar a mandioca em iguarias exclusivas para seus cardápios e traz as receitas mais emblemáticas de alguns dos mais renomados cozinheiros do país.
R$ 199 Comprar
